CORPO DOCENTE
No atual quadriênio, levando-se em conta os últimos processos de recredenciamento e credenciamento, o Programa apresenta o seguinte perfil de docentes: 17 permanentes (74%) e 6 colaboradores (26%) (Figura 1A).
Todos os docentes do PPG-Bioquímica possuem doutorado na área do programa, obtidos em Instituições renomadas no Brasil ou exterior. Entre os 17 professores do núcleo permanente (NP), 13 (76%) fizeram doutorado pleno/sanduiche ou pós-doutorado em instituições do exterior, incluindo França, Inglaterra, Portugal, Argentina e Estados Unidos (Figura 1B).
O tempo médio de titulação dos docentes permanentes do programa é de 24 anos (Figura 1C), enquanto a média de titulação na área CBII é de 18 anos (Figura 1C).
Dos 17 docentes permanente, 12 (71%, 12/17) são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (Figura 1D). Em média, a proporção de docentes permanentes com Bolsa de Produtividade na área CBII (referente aos dados de 2017 e 2018) é de aproximadamente 52% (Figura 1D).
Em todo o atual quadriênio, todos os professores do NP ofertaram disciplinas na Graduação. Considerando o quadriênio atual (2017, 2018, 2019), a média foi de 3,7 disciplinas ofertadas na graduação por docente permanente/ano (Figura 2A). Considerando a Pós-Graduação, a média de disciplinas ofertadas para o atual quadriênio (2017, 2018, 2019) foi de 1,9 disciplina por docente permanente/ano (Figura 2B).
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A integração do PPG-Bioquímica com a graduação é evidente pela quantidade de orientações de bolsistas de iniciação científica. Em 2017, 2018, 2019 foram 34, 33 e 43 bolsistas IC, respectivamente. Isso representa uma média de 2,1 orientações de IC por docente permanente/ano (Figura 3A).
Na pós-graduação, no atual quadriênio (2017, 2018, 2019), todos os professores do NP orientaram estudantes no PPG-Bioquímica. A média foi de 4,9 orientações por docente permanente/ano (Figura 3B). De acordo com o relatório de meio termo (2017-2018), a média de orientações para a área CBII foi de 2,4 orientações/ano (Figura 3B).
Em 2017, o tempo médio de titulação dos estudantes de Mestrado e Doutorado foi de 27 e 51 meses, respectivamente. Em 2018, mesmo em 2019, o tempo médio foi de 25 e 55 meses, atendendo, satisfatoriamente, às atuais diretrizes da política de tempo de titulação proposta pela CAPES (Figura 4). Na área CBII, em 2017 e 2018, o tempo mediano de titulação de mestrado foi de 27 meses e o de doutorado foi 51 meses (Figura 4).
Considerando apenas os professores permanentes, conforme previsto no documento de área, a fração de Docentes Permanentes com orientação concluída (mestrado e doutorado) nos anos de 2017, 2018 e 2019 foi de 1,4/ano (Figura 5). A média na área CBII é de 1 defesa por ano/docente permanente (Figura 5). Dos 17 professores permanentes, apenas um docente não teve defesa de estudante neste período. Assim, 94% (16/17) dos docentes do NP tiveram orientações concluídas durante o período de 2017, 2018 e 2019.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
O PPG-Bioquímica em 2017 produziu um total de 66 artigos científicos. Destes, 48 (72%) tinham discentes ou egressos. Dos 48, 32 (66%) eram relacionados com trabalhos de conclusão de mestrado ou doutorado (Figura 6).
Em 2018, o PPG-Bioquímica produziu 62 artigos, sendo 37 com discentes ou egressos (59%). Destes 37 artigos, 27 eram relacionados com trabalhos de conclusão (73%) (Figura 6).
Em 2019, foram 75 artigos publicados. Destes, 51 artigos (68%) tinham discentes ou egressos como autores. Dos 51 artigos, 31 (60%) foram resultado dos trabalhos de conclusão de mestrado ou doutorado (Figura 6).
No período de 2017, 2018 e 2019 foram publicados um total de 201 artigos, sendo 178 Qualis A, o que representou 88%. Estratificando o Qualis A, temos 48% Qualis A1 (98/201), Qualis A2 26% (52/201), Qualis A3 7% (14/201) e Qualis A4 7% (14/201) (Figura 7). As médias para a área CBII foram A1 34,4%, A2 28,1%, A3 14,9% e A4 10,7%. A média na área CBII para A1 e A2 foi de 62,5% (Figura 7). Para o PPG-Bioquímica a média foi de 74% Qualis A1 e A2.
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Considerando a quantidade de 17 professores permanentes, temos uma média de 3,5 artigos publicados Qualis A por docente/ano (Figura 8). Todos os nossos índices estão acima da média dos programas da área CBII. O último relatório de meio termo da CBII mostrou que a produção qualificada dos docentes permanentes nos anos 2017-2018 foi, em média, cerca de 2,9 artigos por docente/ano.
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INTERNACIONALIZAÇÃO
Publicação em parceria com pesquisador do exterior
Em 2017, 25% (17/66) das publicações tinham colaboradores estrangeiros.
Em 2018, a estatística foi de 22% (14/62) de artigos com pesquisadores estrangeiros.
Em 2019, foi de 17% (13/75). (Figura 9).
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