Histórico e contextualização do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPG-Bioquímica) está associado ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, que é vinculado ao Centro de Ciências, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1971, foi criado o curso de mestrado em Bioquímica com área de concentração em Bioquímica Vegetal e, em 1993, o curso de doutorado. Desde sua criação, o PPG-Bioquímica desenvolve pesquisas relacionadas à Bioquímica Vegetal, trabalhando principalmente com plantas e algas marinhas da região nordeste, em diversos aspectos fisiológicos, bioquímicos e aplicados à biotecnologia.
Em 2019, o programa completou 48 anos de atividade, formando até então 673 profissionais (410 mestres e 263 doutores). O Programa, ao longo desses anos, tem apresentado uma grande consistência em sua área de concentração, sendo o único da área de CBII devotado somente ao estudo de mecanismos fisiológicos e bioquímicos de plantas associados com aplicações biotecnológicas. Nos últimos anos alguns grupos têm se dedicado à biologia molecular para fortalecer os estudos de bioquímica e fisiologia vegetal.
Objetivos
Geral
O PPG-Bioquímica tem por objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados para o exercício nas atividades de ensino básico ou superior, assim como na pesquisa científica, conduzindo aos graus de mestre e doutor em Bioquímica.
Também se enquadra como objetivo do programa a busca pela qualificação constante do corpo docente, através de estágios Pós-Doutorado, de modo a tornar-se um programa de reconhecida excelência nacional e internacional, incorporando em suas práticas a inovação e desenvolvimento tecnológico.
Específicos
O Mestrado em Bioquímica visa à formação de pessoal qualificado, capaz de propor e desenvolver projetos de pesquisa científica e ministrar aulas no ensino básico, graduação ou na pós-graduação em sua área de conhecimento.
O Doutorado em Bioquímica visa à formação científica mais ampla e aprofundada, com formação de pessoal qualificado para desenvolver, além de habilidades didáticas, pesquisa original (básica e aplicada) de modo independente, sendo capaz também de escrever artigos científicos e projetos de pesquisa.
Docentes
Todos os docentes do PPG-Bioquímica possuem doutorado na área do programa, obtidos em Instituições renomadas no Brasil ou exterior. No atual quadriênio (2017-2020), o Programa apresenta o seguinte perfil de docentes: 17 permanentes (74%) e 6 colaboradores (26%).
Entre os 17 professores do núcleo permanente (NP), 13 (76%) fizeram doutorado pleno/sanduiche ou pós-doutorado em instituições do exterior, incluindo França, Inglaterra, Portugal, Argentina e Estados Unidos. O tempo médio de titulação dos docentes permanentes do programa é de 24 anos. Dos 17 docentes permanente, 12 (71%, 12/17) são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Dos 12 bolsistas, 5 são de nível 1, sendo 2 deles (1A), 1 (1B) e 2 (1D).
Para os novos credenciamentos, os professores são selecionados sempre por edital. Dentre os critérios adotados, o desempenho científico [publicação de artigos científicos ≥ A2 (considerando o novo Qualis da CAPES), como autor principal ou correspondente] e o compromisso com a disponibilidade para orientação e oferta de disciplinas são priorizados. Esse professor entra como colaborador e tem a possibilidade de orientar até dois estudantes de mestrado. Após os dois primeiros anos, o colegiado avalia se o professor apresenta um perfil compatível para passar para o corpo permanente ou se continuará na condição de colaborador. A dimensão do corpo discente também é levada em consideração, de modo a permitir uma relação satisfatória do número de orientandos por cada orientador (máximo 8 estudantes por orientador).
Infraestutura
Atualmente, a estrutura disponível para as atividades do PPG-Bioquímica compreende de seis salas de aula (quatro delas com capacidade para 60 alunos/cada e outras duas para 25 alunos/cada), três laboratórios para aulas-práticas (com capacidade para 25 alunos/cada), um auditório para conferências e defesas de dissertação e tese (com capacidade para 100 pessoas), dezesseis laboratórios de pesquisa (com 60 m2 de área na média), dois laboratórios de apoio (cultura de tecidos e cultura de algas, com 15 m2, cada), três laboratórios de aparelhagem de uso comum (com 60 m2 de área na média), uma câmara fria (com 15 m2), dois biotérios experimentais para ratos e camundongos (com 20 m2, cada), duas casas de vegetação equipadas com laboratório de apoio, um campo experimental para cultivo de plantas de interesse (área de 2.000 m2), uma sala de manutenção de coelhos, além de contar com o apoio do Biotério Central da UFC na produção de ratos e camundongos. Há, ainda, um laboratório de bioinformática com 25 computadores, uma sala de estudos para os alunos e uma sala de apoio para reuniões. O PPG-Bioquímica também cota com uma secretaria equipada com computadores e impressoras e dois funcionários concursados.
Os laboratórios de pesquisa, em geral, estão equipados com os seguintes instrumentos: Banho maria (12); balança analítica (15); coletor automático de fração (20); sistema de eletroforese de proteínas (20); sistema de análise completo para eletroforese em 2D (02); centrífuga de bancada (08); centrífuga eppendorf (06); centrífuga refrigerada (10); liofilizador (09); ultracentrífuga preparativa (01); HPLC (02); FPLC (02); sequenciador automático de proteína (01); espectrofotômetro UV/VIS (12), inclusive com computador acoplado; recursos computacionais para análise de dados e geração de modelos tridimensionais de proteínas, a partir de dados cristalográficos; leitores de microplacas (05), termociclador (03); cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas (01); aparelho para PCR em tempo real (01); medidor de fotossíntese e fluorescência da clorofila (01); analisador bioquímico semiautomático e contador automático de células (01).
Integração com a graduação
O corpo docente do PPG-Bioquímica criou o bacharelado em Biotecnologia, cujo início se deu em 2010. As atividades da graduação em Biotecnologia e da pós-graduação em Bioquímica são desenvolvidas no mesmo ambiente (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), ocupam os mesmos espaços (salas de aula e laboratórios) e, praticamente, possuem o mesmo corpo docente.
O bacharelado em Biotecnologia conta hoje com aproximadamente 200 alunos e teve sua sexta turma titulada no início de 2019. Esse curso representa a integração plena do PPG-Bioquímica com a graduação, com benefícios mútuos. Exceto os docentes colaboradores aposentados, todos os docentes PPG-Bioquímica ministram disciplinas na graduação, com carga horária, de pelo menos, 4 h/semana. Além disso, todos os docentes do PPG-Bioquímica são tutores de graduandos do bacharelado em Biotecnologia, envolvidos em atividades de iniciação científica (IC), monitoria e demais programas de ensino e pesquisa disponibilizados por agências de fomento e pela própria UFC. Em 2017, 2018, 2019 foram 34, 33 e 43 bolsistas IC, respectivamente, orientados por docentes do PPG-Bioquímica. Isso representa uma média de 2,1 orientações de IC por docente permanente/ano.
Além de lecionar no bacharelado em Biotecnologia, todos os docentes do PPG-Bioquímica ministram disciplinas para diversos outros cursos de graduação da própria UFC, notadamente para os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Química. As disciplinas são diversas, dentre elas estão: Introdução à Bioquímica; Bioquímica Geral; Biofísica; Biologia Molecular; Fisiologia Vegetal; Laboratório em Bioquímica, etc. Ademais, por meio da disciplina Estágio Supervisionado, vários estudantes do Bacharelado em Biotecnologia e Biologia desenvolvem monografias de conclusão de curso nos laboratórios de pesquisa de docentes vinculados ao PPG-Bioquímica, muitas vezes resultando em publicações científicas. Essa interação da pós-graduação com a graduação é notadamente verificada no percentual de alunos que ingressam no PPG-Bioquímica (70% dos selecionados para o mestrado no último triênio, em média, foram estudantes de IC da Biotecnologia ou Biologia).
Muitas outras atividades, incluindo palestras, cursos, semana da biotecnologia, simpósios etc., são promovidas pela graduação e pelo PPG-Bioquímica. A seguir, algumas ações de inserção do PPG-Bioquímica com a graduação:
Semana da Biotecnologia (evento com periodicidade anual)
Ciclo de palestras e cursos com ênfase em Biotecnologia, nas suas mais diversas áreas de atuação (saúde, ambiental, agricultura etc.), incluindo a participação de pesquisadores renomados e estudantes dos ensinos superior e médio. Os estudantes recebem camisa, material (pasta, bloco de anotações e canetas) e certificado ao final do evento.
Programa Integrado de Qualificação Discente (PIQD):
O Programa Integrado de Qualificação Discente (PIQD Biotec) é um projeto de extensão do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo divulgar a biotecnologia como ciência, suas áreas de atuação e o Bacharelado em Biotecnologia da UFC, além da qualificação dos membros através das atividades desenvolvidas. O projeto é tutorado por três professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) da UFC: Profª. Drª. Cristina Paiva da Silveira Carvalho, Prof. Dr. Hermógenes David de Oliveira (Professor permanente do PPG-Bioquímica) e Profª. Drª. Márjory Lima Holanda.
- Pré-Biotec (Evento com periodicidade anual):
Ciclo de palestras envolvendo a participação de docentes do PPG-Bioquímica e do bacharelado em Biotecnologia para vestibulandos e estudantes que fizeram o ENEM.
- Mostra de Biotecnologia (Evento com periodicidade anual)
Evento realizado em ambientes públicos fora da UFC para a sociedade cearense, visando esclarecer dúvidas e mostrar como a Biotecnologia e a Bioquímica estão presentes em nosso dia-a-dia.
- Semana Zero (Evento de periodicidade anual)
Integração entre calouros do bacharelado em Biotecnologia com veteranos desse curso de graduação e, também, com estudantes do PPG-Bioquímica, através de apresentações informais, dinâmicas de grupo, gincanas etc. Durante a semana zero, é anunciada a atividade de tutoria, por meio da qual estudantes veteranos auxiliam calouros durante todo semestre letivo.